Default Image

Formato dos meses

Ver mais

Olhar mais

Related Posts Widget

Article Navigation

Contact Us Form

404

Desculpe, a página que está a buscar neste site não existe. Back Home

Notícias de última hora

Atrocidades do passado sombrio da igreja católica

Igreja do Vaticano

Antes de irmos para o tópico principal gostaríamos de dar uma pequena introdução sobre o núcleo da igreja católica que no caso é o Vaticano. O Vaticano é o menor país soberano do mundo. Todos sabemos que o Vaticano é a casa do Papa, sendo ele a autoridade máxima da igreja católica. Este país fica na cidade de Roma e tem cerca de 900 pessoas a viverem lá. Daí o titulo do menor país do mundo. Ela não pertence à União Europeia, porém a moeda que circula ali é o euro. E é importante sabermos isto porque como dissemos no início o Vaticano é o núcleo da igreja católica, e é de lá que saem as leis que influenciam toda a igreja católica. Todos os rolos do mar morto pertencem ao Vaticano, e tudo o que tem haver com descobertas arqueológicas dos tempos bíblicos passa a ficar debaixo do Vaticano. 

O lado Sombrio da Igreja Católica

Papa Francisco

São muitos os crentes que não sabem o lado obscuro da igreja católica, mas se olharmos para a história da igreja católica podemos ver as atrocidades cometidas por ela mesma. Atualmente a Igreja tem alguma influência na política e para a paz do mundo por apelos, mas se recuarmos no tempo ela podia interferir directamente. Vamos recuar para o ano 1184, neste ano o Vaticano criou um grupo para impor a religião a todos que não quisessem aderir a religião católica. Eram usados todos os meios inimagináveis, perseguição e até mesmo morte. Uma das maiores guerras que a igreja católica travou foi contra o avanço dos islamitas que já estavam na Espanha até a índia. Nesta altura muitos padres tinham condutas desonrosas contra Deus, praticavam aquilo que a bíblia condenava, fornicação, violência e corrupção. Para quem pensa que o lado obscuro da igreja católica terminou aqui, está enganado. Em 1231 devido ao aumento de outras igrejas no caso de seitas religiosas, O Papa Gregório IX começou a ficar preocupado e com isso criou um departamento especializado para investigar suspeitos etc… Todos os que fossem apanhados a ter práticas contra a doutrina cristã eram considerados filisteus. 

Mas o lado sombrio não termina aqui, depois temos a inquisição medieval. Embora tivesse sido mais branda nas penas e a tortura fosse legal na altura, ainda foram cometidas atrocidades. Os alvos nesta altura eram os judeus e os chamados cristãos-novos este nome era dado devido à conversão recente deles. Mais tarde a lista foi expandida para outros grupos religiosos e de pessoas como por exemplo os homossexuais. Sendo adicionada depois a pena de morte na fogueira, prisão perpetua entre outras punições severas. Ou seja, as perseguições e mortes só cresceram até o Papa na altura pediu contenção nas mortes ou no banho de sangue que estava a ocorrer. 

Conclusão

O fim da inquisição foi no ano de 1821, ano em que o tribunal do santo ofício foi banido para sempre por lei. Estimou-se que em Portugal o número de vítimas seja cerca de 40 mil pessoas durante toda a inquisição e no qual 2000 foram mortas na fogueira. Já em Espanha o número de execuções é de 30 mil pessoas no qual 300 mil receberam algum tipo de condenação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário