Default Image

Formato dos meses

Ver mais

Olhar mais

Related Posts Widget

Article Navigation

Contact Us Form

404

Desculpe, a página que está a buscar neste site não existe. Back Home

Notícias de última hora

Desportos ao ar livre: o que ter em conta

Alpinista nas alturas

Durante esta época do ano é normal pensar em fazer exercício, ir ao ginásio e ficar em forma antes do início da estação da praia, o que todos nós conhecemos como "Operação Bikini". Assim, com a chegada do bom tempo, muitos de nós somos encorajados a praticar desporto ao ar livre, desfrutando do sol e da natureza, o que tem sem dúvida grandes benefícios para a saúde do nosso organismo. Embora o ideal seja fazer exercício durante todo o ano, hoje aprenderá algumas dicas para desfrutar de desportos ao ar livre e não "morrer" a tentar.

Benefícios da prática de desporto ao ar livre

Antes de mais, deve saber que muitos estudos mostram que fazer desporto ao ar livre e rodeado pela natureza aumenta os níveis de endorfina, também conhecidos como hormonas da felicidade, melhora o humor e produz um aumento da auto-estima, muito maior do que quando se vai ao ginásio. Para além de aproveitar as horas de sol para praticar desporto e ser muito mais gratificante, o exercício ao ar livre é normalmente mais completo, pois nos circuitos urbanos encontram-se mudanças de direcção e obstáculos que o ajudam a fortalecer e tonificar todos os músculos, tendões e articulações do sistema músculo-esquelético. 

Durante o exercício ao ar livre, o corpo também recebe vitamina D dos raios solares, um nutriente essencial para o bom funcionamento do sistema imunitário e neuromuscular, bem como para ajudar o corpo a absorver melhor o cálcio e fortalecer os ossos.

O exercício ao ar livre, ao sol e rodeado de árvores ou vegetação, tem claramente um efeito favorável no humor das pessoas, uma vez que estas experimentam uma sensação de liberdade gratificante.

Os desportos, além de trazer benefícios para saúde, é também uma boa fonte de entretenimento, você pode assistir esportes enquanto faz apostas na Bet22.

10 benefícios da prática de desporto ao ar livre

Exercício ao ar livre
  • Ajuda a manter a boa saúde e o bem-estar físico.
  • Ajuda-nos a perder peso ou a manter o nosso peso ideal.
  • Faz-nos sentir felizes e enérgicos.
  • Gostamos do contacto com a natureza.
  • Acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura mais rapidamente.
  • Aumenta o tónus muscular.
  • Reduz o stress.
  • Ajuda a adormecer e aumenta a qualidade do descanso.
  • Melhora a pressão sanguínea.
  • É totalmente gratuito!
Há uma grande variedade de desportos que podem ser praticados ao ar livre, sozinhos ou em companhia, e que são totalmente gratuitos. As mais comuns, tais como caminhadas, ciclismo ou yoga, podem ser praticadas ao ar livre sem demasiadas complicações, embora nos últimos anos tenha surgido um movimento desportivo urbano que encoraja muitas pessoas a fazer exercícios ao ar livre de alta intensidade, tais como corrida, crossfit ou TRX, que são perfeitos para a prática em circuitos de rua e rodeados por áreas verdes.

Nutrição para desportos ao ar livre

A alimentação é algo muito importante a ter em conta sempre que fazemos exercício, embora devamos saber que ao praticar desporto ao ar livre, sob a influência de factores climáticos como o sol e o calor, o esforço será muito maior, eliminaremos mais líquido e queimamos mais calorias do que se o fizermos dentro de casa, pelo que precisamos de ter uma dieta completa e equilibrada, rica em alimentos alcalinos que nos dêem energia extra, e, claro, beber muitos líquidos, antes e durante o exercício para re-hidratar constantemente o nosso corpo.

Para manter uma dieta saudável e equilibrada, deve incluir na sua dieta hidratos de carbono, que fornecem a energia necessária para o exercício ao ar livre; gorduras ou lípidos, que além de fornecerem energia, cumprem outras funções importantes tais como a regulação orgânica; frutas e vegetais alcalinizantes, que nos ajudam a permanecer activos por mais tempo.

Se vamos fazer desporto ao ar livre regularmente, é altamente recomendável tomar vitaminas e suplementos alimentares ricos em elementos essenciais para o corpo, tais como colagénio, essencial para o bom funcionamento dos músculos e articulações, ou L-carnitina, que actua como anticelulite, queimando calorias mais rapidamente e promovendo a transformação da gordura em massa muscular, ao mesmo tempo que combate o colesterol e os triglicéridos. Por último, mas não menos importante, deve beber muita água durante o desporto, pois é o principal constituinte do corpo humano, além de ser essencial para certas funções do corpo, tais como realizar o processo de respiração ou controlar a temperatura corporal.

Possíveis perigos de exercício ao sol

Ao exercitar-se ao sol, especialmente se forem desportos de alta intensidade, o nosso corpo faz um grande esforço, gastando ainda mais energia e eliminando sais minerais líquidos e essenciais a um ritmo acelerado. Isto provoca um aumento da temperatura corporal que, juntamente com a exposição prolongada ao sol e temperaturas elevadas, pode ser prejudicial ao organismo, causando fadiga, tonturas ou insolação, razão pela qual devemos tomar certas precauções se decidirmos praticar desporto ao ar livre.

Devemos também ter em conta os danos que o sol pode causar à nossa pele, pelo que é aconselhável utilizar uma protecção solar elevada, especialmente concebida para desportos ao ar livre e resistente ao suor mesmo nas condições mais extremas, evitando assim irritações e queimaduras na pele. Para além dos cremes solares, existem outros produtos que podem ajudar a proteger áreas sensíveis da pele, tais como cicatrizes ou toupeiras delicadas.

É importante estar consciente dos perigos de demasiado sol e calor, por isso aqui estão algumas dicas para o ajudar a lidar com o sol e as altas temperaturas enquanto se exercita ao ar livre.

10 dicas para fazer exercício ao sol

  • Não fazer exercício durante o meio do dia.
  • Beba muita água.
  • Usar sempre alta protecção solar especialmente para os desportistas.
  • Usar touca e óculos de sol.
  • Fazer pausas sempre que necessário.
  • Aqueça e estique antes de iniciar o exercício.
  • Usar roupa e calçado confortáveis e respiráveis.
  • Comer uma dieta saudável e equilibrada.
  • Coma um almoço ligeiro 90-120 minutos antes do exercício.
  • Desfrute do sol e da natureza enquanto fica em forma!
Para praticar desporto ao ar livre, ao sol, para além de conhecer os perigos que o calor excessivo pode representar para o seu corpo e seguir este conselho, deve ter em conta a sua condição física e saúde, a regularidade com que pratica desporto e a sua capacidade de recuperação de exercício intenso. Tudo isto tem influência quando se trata de exercício ao ar livre, portanto se ainda não estiver em forma, não espere mais e desfrute do sol e da natureza enquanto pratica desporto!

Sem comentários:

Enviar um comentário