Default Image

Formato dos meses

Ver mais

Olhar mais

Related Posts Widget

Article Navigation

Contact Us Form

404

Desculpe, a página que está a buscar neste site não existe. Back Home

Notícias de última hora

Como criar de forma fácil uma cópia de segurança ou fazer uma cópia do disco rígido e SSD

Cópia de SSD

Caso proceda à actualização do disco do seu computador ou qualquer computador, não precisa obrigatoriamente reinstalar tudo de novo. Para facilitar só irá precisar de fazer uma cópia do disco de origem e passar para o novo disco. Aprenda como fazê-lo.

Se está a pensar trocar o disco que tinha no seu computador por um novo com mais armazenamento ou para um SSD e se neste processo o disco antigo tiver um sistema operativo instalado vão existir 3 opções que poderá escolher para proceder; 

  1. Voltar a instalar tudo.
  2. Criar uma imagem de todo o disco anterior e insere esta imagem que é a cópia de segurança para o novo disco.
  3. E por último pode fazer uma cópia directamente do disco anterior para o desejado. 

Basicamente copiar um disco é fazer uma cópia dos ficheiros entre discos, neste caso de um disco para o outro. Muitos pensam que é o mesmo que fazer uma cópia de segurança, mas a diferença é que quando fazemos uma cópia de segurança o chamado backup, estamos a fazer cópia dos programas e também os ficheiros que estavam instalados no disco que irá passar para o outro. Ao fazer isto, quando troca os discos não deixa outra opção senão fazer a partição do disco, por outras palavras, fazer a formatação, instalar novamente o sistema e por fim fazer restaurar, fazer o backup

Se tiver a imagem no disco basta restaurar ela e o processo que explicamos mais atrás neste artigo será feito automaticamente numa só acção. Isto acontece porque estes ficheiros, no caso a imagem, possui tudo o que tinha sido gravado sem deixar nada de fora. O que inclui tudo o que falamos também anteriormente, a partição, o sistema e ficheiros que tínhamos antes. Isto tudo encontra-se neste tipo de imagem/ficheiro. 

Obviamente que esta forma só funciona caso o disco para onde queremos aplicar este método de cópia, se tiver a mesma capacidade de armazenamento ou maior que o disco original, o anterior. Por exemplo, se tiver um disco de 250gb o disco destino terá de ter 250gb ou superior

Os programas usados para fazer cópias dispõe de opções para podermos copiar directamente de um disco para o outro assim eliminando o trabalho de ter que criar um ficheiro de imagem. 

Actualmente qualquer programa que permite clonar, permite também criar o ficheiro, neste caso a imagem do disco do qual queremos copiar para qualquer tipo de suporte que houver actualmente disponível.    

Neste exemplo optamos por usar o EaseUs Todo Backup, existe uma grande gama de programas que podemos usar também como por exemplo o Clonezilla, Active @ Disk Image ou por exemplo também o Macrium Reflect, existem muitos outros que poderá usar que não mencionamos aqui. 

Proceder a criação da imagem do disco rígido

SSD

  1. Uma vez que tenha completado o descarregamento do programa e tenha-o instalado. Inicie o programa e dê um clique na opção de Disco/Repartição no ecrã inicial do programa.  
  2. Agora, já pode seleccionar o disco ou a partição que deseja copiar. Uma vez escolhido, onde está o Nome, irá mudar para o nome do disco ou poderá mudar para o que desejar que irá ser copiado. 
  3. Se pretende dar início a cópia de segurança, tem a opção de clicar em “opções do backup", deste modo o programa permite fazer a alteração da forma como irá proceder com a cópia de segurança. Além disso, ainda pode inserir a palavra passe de forma a proteger esta cópia que está prestes a criar. Se estiver a usar o programa gratuitamente algumas opções irão estar bloqueadas como pode notar nos nossos prints. 
  4. O disco ou neste caso como é especificado em alguns programas como unidade, o backup irá ser feito de forma automática para o maior. Caso queira outra unidade pode escolher manualmente na opção procurar, irá encontrar “Unidade ou LAN local” assim poderá escolher outro disco ou a localização na rede local, um dos exemplos é se tiver uma pasta que foi partilhada em um outro computador por exemplo. Se ainda possuir um equipamento NAS, pode mover esta cópia de segurança para ai. 
  5. Ainda tem como opção poder definir o tempo e hora para que o programa comece a fazer as cópias de segurança de forma automática. Esta opção pode ser usada ao clicar no botão Agenda. Poderá programar cópias (backups) da maneira que quiser como se tivesse agendar algo, diariamente, semanalmente etc… 
  6. Perto da opção Agenda, do lado, está ainda a opção de “imagem reversa”, esta opção possibilita fazer a gerência de várias cópias de segurança criadas de maneira a não ocupar muito o espaço para onde os ficheiros estão a ser enviados. Terá disponível ainda outras opções como, o tempo que o programa guarda as cópias, as imagens que serão guardadas, e por último se o programa grava os ficheiros numa nova imagem ou se adiciona já a uma imagem que foi criada. 
  7. Se precisar de usar o computador enquanto está no processo de criar as cópias de segurança basta clicar na opção “Operação” aqui pode já deixar programado o que o programa irá fazer quando for concluída a cópia de segurança. Desligar, Dormir ou suspender são as opções que poderá escolher. 

Substituir a imagem de Disco

Para restaurar uma imagem de disco terá de criar primeiro uma imagem de arranque. Neste caso o início do processo de restauro irá começar. Só é possível criar uma destas unidades de arranque com uma pen drive ou com um gravador e um dvd novo por usar. 

Criação de unidade de arranque

  1. Carregue na opção que tem a chave inglesa no fundo da coluna que se encontra à esquerda. Após isto, deverá escolher a opção que diz “Criar disco de Emergência”.
  2. No próximo ecrã carregue na opção “Criar disco de Emergência Linux”. Queremos avisar aos nossos leitores que a opção “Criar disco de emergência WinPE” não deixa criar uma cópia do disco, só o poderá fazer se usar a versão paga do programa. Após isso selecione o suporte que precisa. Poderá criar uma imagem ISO, fazer uma pen drive para arranque ou até mesmo gravar num cd/dvd. 
  3. Finalmente carregue na opção criar. 

Restauro

Poderá fazer uma cópia também de forma directa para outro. 

  1. Assim que o computador dê o arranque a partir da unidade de arranque, carregue na opção Clone. 
  2. Agora escolha o disco de origem e de seguida carregue em “Next” que em português significa próximo. 
  3. Escolha o disco no qual pretende enviar a cópia. Caso ative a opção “Sector by Sector clone” irá simplesmente fazer com que cada sector do disco seja clonado. 
  4. Poderá ter uma prévia de como o disco irá ficar depois de finalizar a operação de clonagem. Se vir que está tudo ok é só clicar na opção “Proceed” que significa proceder e o processo irá ser iniciado. 
Nesta última opção tem de ter as duas unidades ligadas de forma simultânea no computador para que consiga fazer a cópia directa da unidade de origem para a unidade destino. 

Sem comentários:

Enviar um comentário