Default Image

Formato dos meses

Ver mais

Olhar mais

Related Posts Widget

Article Navigation

Contact Us Form

404

Desculpe, a página que está a buscar neste site não existe. Back Home

Notícias de última hora

Dente encavalado: causas e tratamentos

Dente encavalado

O dente encavalado é um problema estético comum entre muitas pessoas, que acabam percebendo esse problema desde a juventude, o que as leva a necessidade de usar aparelhos para consertar essa questão, que pode atrapalhar a sua saúde bucal em um nível muito mais intenso do que apenas a aparência do sorriso. 

Dessa forma, é muito comum que as pessoas busquem tratamentos para dentes encavalados, como, por exemplo, o uso de aparelho transparente, para colocar os dentes de volta ao devido lugar e assim conseguir promover ao paciente um sorriso mais harmônico e uma melhor qualidade de vida e saúde bucal. 

Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito desse problema bucal, formas de evitar o nascimento de dentes encavalados e entenda quando procurar um profissional dentista de forma precoce para garantir um maior sucesso do tratamento e evitar desdobramentos mais dramáticos deste tipo de situação. 

O que é dente encavalado?

Para quem não sabe, ter dentes encavalados, ou entramelados, nada mais é do que uma formação anormal dos dentes que atrapalha os mesmos na hora que eles precisam nascer. 

Essa anomalia é um problema considerado como estético-funcional e tem como principal característica o desalinhamento da arcada dentária. 

É importante ressaltar que essa condição, também conhecida como apinhamento dentário, é muito comum entre as crianças justamente por ser nessa fase de troca dos dentes, do decíduo para o permanente, que esse problema costuma ocorrer.

Entretanto, é preciso ficar atento aos sinais dessa situação já que ela pode acometer adultos.

Em suma, vale a pena lembrar que os dentes tortos costumam ser motivo de reclamações em consultórios odontológicos, mesmo aqueles que são dentista urgente para emergências.

A situação deve ser avaliada com agilidade, pensando que determinadas estruturas costumam acavalar ainda mais com o passar do tempo.

Quais são as principais causas do dente encavalado?

Assim como qualquer outra doença bucal, ter dentes encavalados pode ser um problema derivado de diversos potenciais motivos. Dessa forma, é importante ter conhecimento de todas as situações que podem causar essa anomalia para que seja possível evitá-las.  

Vale lembrar que de qualquer forma, para garantir que uma criança tenha um desenvolvimento saudável de seus dentes e possa construir uma saúde bucal sólida, é sempre preciso buscar uma clínica odontológica infantil para que o jovem possa fazer acompanhamentos periódicos com um profissional dentista. 

Sendo assim, leia a seguir as principais causas de dentes encavalados:

  • Fatores genéticos;
  • Maus hábitos;
  • Lesões e traumas;
  • Bruxismo;
  • Respiração pela boca;
  • Reabsorção da raiz do segundo molar;
  • Falta de espaço para desenvolvimento da arcada dentária.

Para identificar a necessidade de aparelho ortodôtinco, indica-se que vá visitar um dentista e compreender a real causa para o problema.

Quais são as opções de tratamentos para o dente encavalado?

Quando o assunto é dentes encavalados, o único tratamento viável é justamente a colocação de algum dos aparelhos disponíveis no mercado, seja ele um aparelho de dente invisível, ou aquele aparelho fixo tradicional. Isso porque, será necessário mover os dentes para conseguir construir um alinhamento saudável e estético para o paciente. 

Dessa forma, o primeiro passo é buscar a opinião de um dentista especialista no assunto, para que este solicite os exames necessários e possa identificar o melhor aparelho para cada caso. Atualmente há diversas opções, como aparelhos móveis e fixos e até mesmo os aparelhos transparentes que promovem mais estética ao processo. 

Vale lembrar que, cada tipo de aparelho tem uma característica, podendo oferecer resultados mais rápidos ou lentos, além de questões como conforto, facilidade na jora de fazer a higiene bucal, entre outros.

Por isso é importante avaliar bem qual será o aparelho escolhido para ser colocado em uma clínica de ortodontia.

Como cuidar do dente encavalado no dia a dia?

Cuidar de um dente encavalado não contém nenhum mistério. Isso porque é preciso manter cuidados de rotina assim como qualquer tipo de dente, que consiste em uma boa higienização bucal, usando sempre o fio dental e escovando os dentes após todas as refeições para evitar o surgimento de cáries e gengivite. 

Além disso, é preciso fazer acompanhamentos de rotina ao dentista para que seja possível realizar avaliações e tratamentos precoce a qualquer doença bucal que possa surgir, bem como manter uma boa alimentação para promover uma saúde bucal forte, nutrição com as vitaminas e nutrientes necessários para os dentes.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Sem comentários:

Enviar um comentário